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Sobre

Sempre em busca de inspiração

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PESQUISADORES
ETNOMATEMÁTICA
Âncora B

Professor Ubiratan D' Ambrosio é um renomado matemático e educador cuja trajetória teve início com a graduação em Matemática pela Universidade de São Paulo (1955) e culminou com o doutorado na mesma instituição em 1963. Sua sólida formação acadêmica o tornou uma referência no campo, pavimentando o caminho para uma carreira dedicada à integração entre a matemática, a história e a cultura. Sua contribuição para a Educação Matemática e para a discussão crítica sobre a história e a filosofia das ciências consolidou seu nome no cenário acadêmico brasileiro.

Atualmente, como Professor Emérito da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Ubiratan D' Ambrosio continua a influenciar a formação de novos pesquisadores, atuando como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN). 

Além disso, ele exerce a função de Professor Credenciado em diversos programas de pós-graduação: na História da Ciência da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na Educação da Faculdade de Educação da USP e na Educação Matemática do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da UNESP – Júlio de Mesquita Filho. Essa ampla participação interinstitucional reforça seu compromisso com o avanço do conhecimento e a promoção de uma educação verdadeiramente transformadora.

Sua linha de pesquisa abrange uma diversidade de temas que dialogam profundamente com as dimensões culturais e sociais do conhecimento, incluindo a História e Filosofia da Matemática e das Ciências, a Etnomatemática, a Etnociência e os Estudos Transdisciplinares. Por meio de suas investigações, Professor D' Ambrosio propõe uma visão inovadora e integradora da matemática, ressaltando a importância de compreender os processos educacionais e científicos dentro de contextos históricos e culturais específicos. Seu trabalho inspira não só acadêmicos, mas também profissionais e estudantes a repensar a matemática como uma ferramenta poderosa para a transformação social.

Âncora C
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

A Professora Titular do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFU, tem uma carreira acadêmica destacada com diversas contribuições na área da Educação Matemática e Etnomatemática. Foi agraciada com uma Moção de Aplauso pela Câmara Municipal de Uberlândia em 2023 e tem liderado projetos de pesquisa interinstitucionais, como a formação intercultural em estudos afro-brasileiros e africanos, além de ser coordenadora de programas de pós-graduação. Com uma sólida formação em Matemática e Educação, a professora tem uma vasta experiência em coordenação de projetos extensionistas e programas voltados para a inclusão da diversidade cultural no currículo escolar. Com foco na implementação das Leis 10638/03 e 11645/08, investiga a integração da história e das culturas africana, afro-brasileira e indígena no ensino da Matemática, promovendo a desconstrução do racismo científico ainda predominante nas práticas educacionais. Ela tem experiência internacional, tendo atuado como orientadora em programas de mestrado em Angola e participado como docente de diversas universidades, como a Universidade de Coimbra. Sua produção acadêmica também enfatiza o combate ao racismo científico, propondo novas abordagens para o ensino de Matemática mais inclusivas e representativas para as diversas culturas.

A Professora Titular do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal da UFU e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática tem uma trajetória marcada pela liderança e pela inovação acadêmica. Entre 2020 e 2024, ela dirigiu a Diretoria de Estudos e Pesquisas Afrorraciais da UFU e, em 2023, foi homenageada com a Moção de Aplauso pela Câmara Municipal de Uberlândia, reconhecimento por suas contribuições ao desenvolvimento científico. Atua em diversos projetos e coordenações, destacando-se na pesquisa e na formação intercultural, como no projeto “Formação Intercultural em Estudos Afro-brasileiros e Africanos: conexões entre Brasil e Moçambique”, e integra grupos de estudo e programas de pós-graduação tanto no Brasil quanto internacionalmente.

Com uma formação robusta em Matemática, ela graduou-se pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1996), obteve o mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e concluiu o doutorado em Educação pela USP (2007), complementando sua carreira com pós-doutorados na Universidade de Lisboa e na FE-USP. Sua pesquisa foca na inserção da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena no currículo de Matemática, promovendo a implementação das Leis 10638/03 e 11645/08 e contribuindo para a superação do racismo científico e a promoção da diversidade na educação.

Âncora D
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

Professor Dr. Paulus Guerdes é Professor Associado III na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), onde atua desde 2011 nas áreas de Educação Matemática e Etnomatemática. Licenciado em Ciências/Matemática e Pedagogia, com mestrado e doutorado em Educação, ele se especializou em Etnomatemática, Modelagem e Etnomodelagem. Sua formação inclui pós-doutorado na FE/USP, e ao longo de sua carreira, tem se destacado com contribuições acadêmicas e editoriais em periódicos internacionais. Membro ativo de várias organizações nacionais e internacionais, como o North American Study Group on Ethnomathematics e a Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Dr. Paulus Guerdes orienta dissertações e coordena projetos de pesquisa focados no currículo, ensino de Matemática e a inclusão de perspectivas culturais na educação. Sua atuação abrange também a liderança de programas de formação e desenvolvimento de professores, como o Colegiado do Curso de Licenciatura em Matemática na UFOP. Com vasta produção científica e experiência em educação a distância e inclusão, Dr. Paulus Guerdes é ainda bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e tem sido uma referência em temas como Etnomatemática, Inclusão e Liderança Educacional, tanto no Brasil quanto internacionalmente.

Professor Dr. Paulus Guerdes é um pesquisador e educador de destaque em Educação Matemática, com formação em Matemática e Pedagogia, especialização em Educação Matemática, Etnomatemática e Modelagem, mestrado e doutorado pela California State University, Sacramento – diplomas revalidados pela FE/USP – e pós-doutorado em Etnomodelagem pela FE/USP.

Desde 2011, atua como Professor Associado III na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), ocupando posições de liderança em diversos conselhos e programas, além de presidir o International Study Group on Ethnomathematics (ISGEm/EUA) e integrar grupos editoriais de periódicos nacionais e internacionais.

Sua vasta produção científica inclui a orientação de dissertações, a coordenação de projetos e a participação em iniciativas e eventos internacionais. Com experiência nas áreas de Etnomatemática, Modelagem, Currículo e Instrução, Liderança Educacional, Educação Inclusiva e a Distância, Dr. Paulus Guerdes é reconhecido como Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2 desde 2019.

Âncora E
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UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Henrique Cunha Jr. é um renomado pesquisador e professor, com uma trajetória acadêmica e profissional marcada pela interdisciplinaridade. Doutor pelo Instituto Politécnico de Lorraine, na França, em 1983, e Mestre em História pela Faculdade de Letras de Nancy, ele ampliou sua formação com um pós-doutorado em Engenharia na Universidade Técnica de Berlim, na Alemanha, em 1985. Com atuação destacada em diversas instituições, foi professor titular da Universidade Federal do Ceará (UFC) de 1994 a 2020, além de docente da Universidade de São Paulo (USP) entre 1984 e 1994. Também exerceu o cargo de Pesquisador Sênior e Chefe de Departamento no Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT), entre 1987 e 1995, consolidando sua contribuição para o ensino e a pesquisa em diferentes áreas do conhecimento.

Sua atuação acadêmica abrange disciplinas como História dos Afrodescendentes, Urbanismo Africano, Ciência, Tecnologia e Sociedade, além de Tecnologias Africanas na Formação do Brasil. Forde tem se dedicado a compreender e valorizar as contribuições africanas na arquitetura, no urbanismo e na educação da população negra, orientando mais de 30 teses de doutorado e 50 dissertações de mestrado. Trabalha com a Teoria da Complexidade Sistêmica e a Transdisciplinaridade, buscando integrar diferentes saberes para uma compreensão mais abrangente da sociedade. Entre seus interesses de pesquisa, destacam-se os bairros negros e o planejamento energético, refletindo seu compromisso com a investigação das dinâmicas socioespaciais e culturais no Brasil e no mundo.

Além de sua vasta produção acadêmica, Cunha Jr. é autor de obras que discutem a influência africana na formação urbana e cultural do Brasil. Seu livro Espaço Público, Urbanismo e Bairros Negros (Editora Appris, 2020) analisa a ocupação e a transformação dos espaços urbanos a partir da perspectiva dos afrodescendentes. Também escreveu Tear Africano - Contos, explorando narrativas que reforçam a presença da cultura africana no cotidiano. Sua trajetória revela um compromisso com a pesquisa e o ensino voltados para a valorização das culturas negras, promovendo uma visão mais inclusiva da história, do urbanismo e da educação.

Âncora F
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UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA

AFRO-BRASILEIRA

Eliane Costa Santos é uma pesquisadora e educadora com vasta experiência na área de Educação Matemática e Etnomatemática, com ênfase nas culturas africanas e quilombolas. Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2003, obteve o título de Mestra em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 2008 e concluiu o Doutorado em Educação na Universidade de São Paulo (USP) em 2014. Atualmente, realiza seu pós-doutorado na USP (2023-2024) no Departamento de Metodologias de Ensino e Educação Comparada. Atuou como professora em instituições privadas de ensino superior no Brasil, como UNINOVE e UNIPIAGET, além de ter sido professora convidada no Mestrado em Educação da Universidade Lueji A'Nkonde (ULAN), em Angola (2018-2022).

Desde 2017, é professora adjunta na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), no campus dos Malês, Bahia, onde coordena o GIEPEM - Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática. Entre 2021 e 2023, atuou como Vice-Coordenadora do Núcleo de Estudos Africanos, Afro-brasileiros e Indígenas (NEAABI) da UNILAB. Além disso, é membro do Mecanismo Internacional das Universidades da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) desde 2018, onde pesquisa segurança alimentar e nutricional nesses países. Seu trabalho também se estende à REDNET - Rede Internacional de Etnomatemática, promovendo estudos sobre a influência da cultura africana na matemática e educação.

Seu campo de pesquisa envolve Etnomatemática, cultura negra, de(s)colonialidade, interseccionalidades e tecnologias sociais, com enfoque na diáspora africana, comunidades quilombolas e contracolonização. Como membra da Associação Brasileira de Pesquisadoras Negras (ABPN), Eliane Costa Santos contribui significativamente para a valorização das culturas afrodescendentes no ensino da matemática. Seu trabalho acadêmico e sua atuação internacional demonstram um forte compromisso com a interdisciplinaridade e a inclusão de saberes tradicionais nos processos educativos, promovendo um ensino de matemática mais contextualizado e culturalmente significativo.

Âncora G
Âncora H
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

Daniel Clark Orey, Ph.D., é um destacado pesquisador e professor de Educação Multicultural e Matemática, com vasta experiência internacional na área de etnomatemática. Foi Professor Emeritus na California State University, Sacramento, onde atuou entre 1987 e 2011, lecionando e pesquisando sobre diferentes formas de pensamento matemático entre imigrantes, especialmente no Algorithm Collection Project. Doutor pela University of New Mexico (1988), com diploma revalidado no Brasil pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ele também trabalhou como consultor no Colégio Americano de Puebla e na Apple do México. Sua trajetória acadêmica inclui a atuação como Fulbright Scholar na PUC-Campinas, a convite de Ubiratan D’Ambrosio, onde aprofundou suas pesquisas em etnomatemática e modelagem matemática.

Orey teve papel fundamental na fundação da Sociedade Internacional para Estudos da Criança, onde exerceu funções de liderança. Entre 1995 e 1998, dirigiu o Centro para o Ensino e Aprendizagem na California State University, e em 2007, atuou como Senior Fulbright Specialist na Kathmandu University, Nepal, ministrando palestras sobre etnomatemática. Desde 2011, leciona no Brasil como professor e pesquisador da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), sendo Coordenador do Grupo de Pesquisa de Etnomatemática (GPEUFOP), onde continua desenvolvendo pesquisas sobre a relação entre cultura e matemática.

Com uma trajetória acadêmica consolidada, Daniel Orey publicou livros, artigos e capítulos de livros em diversos idiomas, promovendo a disseminação da etnomatemática no Brasil e no mundo. Fluente em inglês, português e espanhol, ele tem contribuído para a formação de educadores e pesquisadores por meio de cursos, palestras e workshops. Seu trabalho enfatiza a importância da contextualização cultural no ensino da matemática, explorando diferentes práticas matemáticas e sua aplicação em contextos diversos.

Orientações para Participação no Fórum de Debate

Bem-vindo(a) ao nosso espaço de diálogo e construção coletiva do conhecimento! Esta ação faz parte das atividades avaliativas do curso e tem como objetivo aprofundar a reflexão sobre o conteúdo apresentado no BANCO DE PESQUISADORES ETNOMATEMÁTICOS. 

 

Como Participar

  1. Leia com Atenção
    Antes de responder, explore os materiais disponíveis na página correspondente. Reflita sobre as ideias apresentadas e relacione-as com sua experiência e conhecimentos prévios.

  2. Responda de Forma Reflexiva e Argumentativa
    Ao postar sua resposta, utilize um tom reflexivo, trazendo argumentos fundamentados. Sempre que possível, relacione sua resposta com a prática docente e com a perspectiva da etnomatemática.

  3. Interaja com os Colegas
    O Banco de Pesquisadores (as) Etnomatemáticos é um espaço de debate colaborativo. Leia as respostas dos outros participantes e contribua com complementações, contrapontos ou exemplos práticos. Interagir com pelo menos um colega é um critério da avaliação.

  4. Critérios de Avaliação
    Sua participação será avaliada com base nos seguintes critérios:

    • Pertinência e profundidade da resposta (clareza na argumentação e fundamentação teórica/prática).

    • Interação com outros participantes (responder ou complementar as ideias de pelo menos um colega).

    • Respeito às normas de convivência (uso adequado da linguagem acadêmica e respeito à diversidade de opiniões).

  5. Prazo de Resposta
    As participações devem ser feitas até novembro deste ano. Após esse prazo, não será possível registrar novas interações.

  6. Esta atividade possuí a carga horária de 15 horas. 

Estamos ansiosos para conhecer suas reflexões e contribuições. Participe ativamente e ajude a construir um espaço rico em aprendizado e trocas significativas! 🚀

Atividade

Pesquisa sobre um Autor (a) Etnomatemático

Objetivo:

Realizar uma pesquisa sobre um (a) pesquisador (a) que contribua para a área da Etnomatemática, identificando sua trajetória acadêmica, principais contribuições e produções científicas.

Instruções:

  1. Escolha um (a) pesquisador(a) que tenha publicações e estudos relevantes na área da Etnomatemática.

  2. Pesquise sobre a trajetória acadêmica do (a) pesquisado (a), incluindo:

    • Formação acadêmica;

    • Principais áreas de estudo e pesquisa;

    • Contribuições para a Etnomatemática (teorias, artigos, livros, projetos, etc.).

  3. Envie uma foto do (a) pesquisado (a) (se disponível e com fonte confiável).

  4. Inclua o link do Currículo Lattes do (a) pesquisado (a). Somente serão aceitos links do Currículo Lattes.

  5. Organize suas respostas em um texto estruturado, seguindo o exemplo abaixo.

Modelo de Resposta:

Nome do (a) pesquisado (a): [Nome completo]
Formação Acadêmica: [Informações sobre graduação, mestrado, doutorado]
Principais Contribuições para a Etnomatemática: [Descreva os trabalhos mais relevantes do pesquisador na área, incluindo artigos, livros e projetos] (FAÇA UM TEXTO CURTO)
Foto do (a) pesquisado (a): [Inserir imagem ou link da fonte]
Currículo Lattes: [Inserir link direto do Currículo Lattes]

 

📌 Importante:

  • Certifique-se de que as informações são verificadas e de fontes confiáveis.

  • O Currículo Lattes deve ser acessível e atualizado.

  • O texto deve ser claro e objetivo, sem plágio.

 

📚 Agora é sua vez! Escolha um pesquisador e contribua para a construção deste banco de dados. Ao fim do curso sua pesquisa será publicada nesta página junto aos pesquisadores acima😊

BANCO DE PESQUISADORES

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